Púrpuras


Púrpuras são doenças que se caracterizam por sangramentos de pele e mucosas, geralmente decorrentes da diminuição do número de plaquetas na circulação. Dentre os principais tipos de púrpura, destaca-se a púrpura trombocitopênica imune (PTI), na qual o organismo do paciente passa a produzir equivocadamente anticorpos que atacam as suas próprias plaquetas, destruindo-as.


Na metade dos casos de pacientes com PTI, o problema é desencadeado por alguma doença subjacente, como certos tipos de neoplasias e também o lúpus eritematoso sistêmico. No restante dos indivíduos, a doença é primária, ou seja, não está associada a outras patologias.
Na maioria dos pacientes com PTI os sangramentos, quando ocorrem, ficam restritos à pele e mucosas (gengiva, sangramento nasal) (ver figura).

Sangramentos graves são raros e geralmente observados quando a contagem de plaquetas está muito diminuída (abaixo de 10.000/mm3).

 

 

O tratamento da PTI consiste na utilização de medicamentos imunossupressores, como os corticoesteróides, com a finalidade de coibir a ação dos anticorpos contra as plaquetas. Nos casos refratários e de difícil controle, pode ser necessário retirar o baço, que é o principal local de destruição das plaquetas. 


Instituto Naoum de Hematologia
Rua Bonfá Natale, 1860
Bairro Santos Dumont
CEP: 15020-130
São José do Rio Preto - SP
Instituto Naoum de Hematologia © 2012 - Todos os direitos reservados